Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Torta Salgada Edina da Mamãe Edir

Alessandra e mamãe Edir
Hoje foi uma receita e dois pratos! Explico. Para o almoço, fiz o recheio a base de frango; para o jantar, a base de bonito¹ (não tinha sardinha na dispensa). Ficarei devendo as fotos de ambos! 

A receita é de uma torta de liquidificador que é um arraso! A massa é lisinha, e o resultado impressionante. A de frango derretia na boca. A de bonito só saberei amanhã, se sobrar! Não estou jantando. 

Devo confessar que, na primeira receita (de frango), cometi um errinho: esqueci do fermento!!! Sem estressar, coloquei as duas colheres em um pouco de água e esparramei em cima da massa, furando aqui e ali com o garfo para o líquido descer quase homogeneamente. Não sei se foi isso, mas estava muito bom! 

Na segunda receita, esqueci o sal, mas nãof ez falta, pelo contrário, André achou que ficou mais salgada que a de frango. Deve ser o Bonito... A aparência ficou um pouco diferente, mas talvez se deve ao fato de ter utilizado uma forma redonda, de lateral ondulada, própria para torta doce. Na primeira foi uma forma com furo no meio. 

Onde achei a receita? É do caderno de receitas de minha cara sogra, tão cara que a chamo de mamãe: a mamãe Edir! Quem fez para nós, quando estivemos em Guarulhos, para as férias, em outubro, foi a Alessandra, a maninha de André. Ficamos impressionados com a rapidez e com o resultado. Eu voltei antes para casa, porque tinha um importante casamento em família, que não perderia por nada. André ficou mais duas semanas, e eu não tive dúvidas, pedi a ele que copiasse a receita e me enviasse!!! 

Para a torta de frango, eu desfiei o frango assado que sobrou de ontem, porque o povo aqui de casa não gosta de comê-lo "dormido". Acrescentei uma lata de seleta de legumes e algumas alcaparras (eu amo!). Na massa, eu acrescentei um pacotinho de queijo parmesão ralado.

Na torta de bonito, também acrescentei o queijo ralado à massa, e cebolinha cortadinha no recheio. Vc pode escoar o óleo da latinha antes de abri-la completamente e substituir, com ele, uma parte do óleo que vai na massa, ficará com um gosto particular! Mas tome cuidado ao acrescentar o sal

Uma dica da Alessandra: bater primeiro os líquidos e depois os sólidos. Não sei se muda algumas coisa, mas fiz e ficou ótimo!!! Continuarei a fazer assim. 

André e Carla acabaram de jantar e... amaram! Ambos acharam que a massa da torta de bonito ficou melhor que a de frango. Não sei, visualmente gostei mais da de frango. Amanhã poderei comparar os gostos!

Enfim, aqui está a receita.


Torta Salgada Edina da Mamãe Edir


Ingredientes:4 ovos
2 Copos de farinha de trigo
2 Copos de Óleo
2 Copos de Leite
2 Colheres de Fermento
1 Colher de Sal


Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Recheio a Gosto.
Coloque metade da massa o recheio e o restante da massa por cima.
 

Obs.  Forma untada com manteiga e farinha

Sugestão de recheio:2 Latas de sardinha
1 lata de ervilha


Coloque o óleo da sardinha em um pouco de óleo comum frite a sardinha, adicione cheiro verde e a ervilha.

_
¹ Bonito é um peixe, vem em lata como o atum. Eu achei mais saboroso. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Carne Louca!

Prato de hoje! Testado e aprovado! 

 

Foto meramente ilustrativa

Carne Louca

Leva vinho tinto, molho inglês, azeitonas, alcaparras e pimentões

ingredientes


1 kg de acém cortado em 3 partes no sentido da largura
1 colher (sopa) de alho amassado
1 xícara (chá) de cebola picada (150 g)
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 xícara (chá) de vinho tinto seco (240 ml)
500 ml de água (2 xícaras de chá)
1 colher (sopa) de molho inglês
½ xícara (chá) de azeitona verde picada (65 g)
½ xícara (chá) de azeitona preta picada (65 g)
½ xícara (chá) de alcaparras (85 g)
1 xícara (chá) de cebola fatiada finamente (100 g)
½ xícara (chá) de pimentão verde fatiado finamente (50 g)
½ xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado finamente (50 g)
salsinha picada a gosto

modo de preparo


1°- Numa panela de pressão, coloque 1 kg de acém cortado em 3 partes no sentido da largura, 1 colher (sopa) de alho amassado, 1 xícara (chá) de cebola picada, 2 folhas de louro, 1 cubo de caldo de carne, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada, 1 xícara (chá) de vinho tinto seco, 500 ml de água, 1 colher (sopa) de molho inglês, ½ xícara (chá) de azeitona verde picada, ½ xícara (chá) de azeitona preta picada e ½ xícara (chá) de alcaparras tampe e leve ao fogo médio por 1 hora contando após pegar pressão.

2° - Depois deste tempo, desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela e coloque 1 xícara (chá) de cebola fatiada finamente, ½ xícara (chá) de pimentão verde fatiado finamente e ½ xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado finamente. Volte ao fogo baixo e com uma colher de pau vá mexendo até a carne ficar totalmente desfiada e os temperos incorporados. Salpique salsinha picada a gosto e sirva em seguida com pão francês.

1h 15min
8 porções

Fonte

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!