Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 8 de julho de 2013

As três formas de Amor.

Existem três formas de amor, todas elas autênticas: Existe em primeiro lugar o amor servil, existe também o amor filial e existe o amor dos esposos. Os servos também amam, e podem amar muito. O amor servil consiste naquele pelo qual, por um grande amor, evita-se o pecado e conduz-se uma vida corretíssima e exemplar. O amor filial já não se contenta em cumprir o que é formalmente preceituado. Ele intui, em uma formidável extensão, tudo aquilo que Deus mais desejaria sem que no-lo tenha preceituado mais diretamente.

O amor filial se alimenta da prática das virtudes que consistem em fazer o bem que, pelo menos aparentemente, não foi estritamente exigido, e principalmente o bem de ensinar. O amor filial cumpre também de modo mais perfeito a vida correta que o amor servil já cumpria. Pode haver heroísmo tanto no amor servil quanto no amor filial.

O amor dos esposos é aquele pelo qual, já não contentes em apenas evitar o pecado e praticar a virtude ainda mais intensamente do que no amor servil e filial, queremos também e principalmente a própria pessoa de Deus. Isto significa, no Céu, a visão beatífica e, na terra, a firmeza, a constância e a pureza da fé. Embora a pessoa de Deus e a fé sejam coisas distintas, na prática e através da fé que ocorre nesta vida o contato espiritual com Deus e com Cristo ressuscitado.

Quem verdadeiramente conhece a fé, portanto, tanto quanto é possível ao homem, conhece a Deus. Deus, por conseguinte, quer que aprendamos a amar a sua Palavra por ser o caminho pelo qual aprendemos a amar a Deus e Cristo ressuscitado que se nos entregam nesta vida através da fé e na outra através do conhecimento, conforme Ele mesmo no-lo diz quando afirma que; "Nisto consiste a vida eterna, que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo" (Jo 17,3).





Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-g6WdI7DTHeI/UdBjpf_VdqI/AAAAAAAAC9M/aSCFzJK9xMM/s512/jm56.jpg.
+
Informe seu e-mail para receber as publicações:
  Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!