Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Plantas medicinais que combatem a diarreia

A diarreia pode ser causada por diversos fatores, como intolerância a determinados alimentos, excessos alimentares, parasitas intestinais, colite, enterite e diversos processos inflamatórios. Não é qualquer evacuação líquida que pode ser chamada de diarreia. Geralmente considera-se como diarreia a evacuação frequente, líquida ou pastosa. Para combater a diarreia de causas alimentares, no adulto, é necessário abstinência de chocolate, balas, doces, refrigerantes, alimentos industrializados e de origem animal, alimentos gordurosos (frituras, laticínios, margarinas, ovos), substituindo-os por alimentação composta por frutas frescas da época, vegetais e legumes crus, cereais integrais. Diarreias muito prolongadas ou muito frequente oferecem risco de desidratação, principalmente em crianças ou idosos. É recomendável beber água pura e fresca em abundância, água-de-coco ou soro caseiro em situações necessárias.

Receita do soro caseiro: 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de sal para 1 litro de água. Misturar bem e beber uma xícara ou mais, 3 vezes ao dia. As indicações a seguir são somente auxiliares para casos simples, devendo ser suspensas assim que houver melhora completa. Na persistência dos sintomas, principalmente em bebês, deve-se procurar orientação médica.


Maçã (Pyrus malus L.-Rosaceae), Outro nome popular: macieira. Outros idiomas: apple (inglês), manzana (espanhol), melo comune (italiano), pomme (francês), kultur-apfel (alemão).

Trata-se de uma arvoreta com mais de 4.000 variedades, a maçã possui substâncias anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de reguladores hormonais que a tornam um alimento altamente medicinal, indicado em milenares receitas europeias como tônico geral e para tratar doenças do estômago, dos rins e intestinos. Sua origem é da Ásia Central. Suas propriedades medicinais são: adstringente suave, anti-inflamatória (como foi citado acima), anti-irritante, antibacteriana, cicatrizante (como citado acima), descongestionante, emoliente, estimulante do fechamento dos poros, fortalecedora, refrescante, reguladora do pH, suavizadora, tônica (como foi citado acima).

Receitas à base de maçã: suco medicinal: bater no liquidificador 4 maçãs maduras, com casca, e 2 copos de água. Peneirar. Tomar 1 copo de manhã em jejum.


Goiaba (Psidium guayava) - A casca, o fruto verde e as folhas novas e os brotos da goiaba estancam a diarreia e são cicatrizantes e anti-inflamatórios.

Receita à base de goiaba e maçã: comer goiabas ou maçãs verdes diariamente.

Receitas à base de goiaba contra diarreia: poção antidiarreica: pique 2 goiabas médias bem verdes e bata no liquidificador com 2 xícaras (chá) de água. Em seguida, ferva por 10 minutos. Coe espremendo em um pano. Tome quando necessário.

Chá contra diarréia: ferva 8 colheres (sopa) de casca picada em 2 xícaras (chá) de água, por 5 minutos. Deixe amornar e coe. Tome 1 xícara de uma só vez e outra aos goles, depois de cada evacuação. Em vez da casca, podem ser usados folhas e brotos novos.

Chá de brotos contra diarreia: ferva 5 brotos em 1 copo de água, deixe amornar e coe. Tome várias vezes ao dia, até cortar a diarreia.


Banana (Musa sapientium)- é o fruto da bananeira, uma herbácea gigante de frutos estéreis, desenvolvida há milênios por agricultores da Índia. Ela só se multiplica pela divisão de rizomas (caules subterrâneos). Existem diversas variedades de banana, como nanica, da-terra ou maçã, todas com propriedades semelhantes. O fruto é muito nutritivo, fornecendo até 30% de carboidratos, além de potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio e vitaminas A, B1, B2, niacina e C. O fruto pode ser comido maduro ao natural, ou cozido, temperado com açúcar ou com sal. A polpa do fruto possui uma substância adstringente que acalma os intestinos; é indicada também para casos de úlcera e gastrite. A banana é contraindicada para os diabéticos, por causa do grande teor de açúcar e carboidratos.

Receita à base de banana: durante uma semana, substituir uma refeição do dia por apenas banana-prata ou banana-maçã madura. Comer a quantidade suficiente para aplacar completamente a fome e não usar nenhum outro tipo de alimento, apenas um suco natural sem açúcar.


Importante: Não faça uso dessas plantas medicinais sem antes consultar o médico!


por Kátia Schmidt Rodrigues, Bióloga-Especialista em plantas medicinais - E-mail: katiafitoterapia@uol.com.br 



Fonte: http://www.semanariozonanorte.com.br/exibenoticia.asp?idnews=3791

+
Informe seu e-mail para receber as publicações:   Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!