Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

GLUTEN FREE!

RECEITAS GLUTEN FREE 

(SEM GLÚTEN) 


Optamos por tirar o glúten de nossa dieta, não só para emagrecer (como está na "moda"), mas por questões de saúde mesmo. O glúten é diabetogênico (leva ao diabetes), inflamatório e ruim para o ser humano. Os grãos (como o trigo) foram tão manipulados que o glúten - que sempre existiu - hoje deve ser evitado porque é nocivo à saúde humana. Essa manipulação foi feita visando a grande indústria alimentícias de fast-foods e que tais, tornando os alimentos mais saborosos - sim - e incrementando exageradamente o consumo. Por isso, você não consegue resistir e comer apenas um!!!  
Quando nos deparamos com o "problema", surgiu a preocupação: "mas, então, o que vamos comer, se tirarmos a farinha, tira as massas, pizzas, pães, lasanhas e todas as guloseimas que fazem parte do nosso cotidiano?". É fato.  
Mas, aos poucos, acabamos descobrindo que há um mundo além do glúten, e não é tão caro como se pensa, e é também delicioso!  

 
Obviamente, legumes e verduras, a carne e o peixe são aprovadíssimos. Basicamente, substituímos a farinha de trigo pela de arroz. Não do milho, porque o milho tem o problema de ser quase que totalmente transgênico no Brasil. EVITE-O!  
Assim, temos massas de farinha de arroz já prontas e por preço acessível. Como não comemos massas todos os dias - apesar de italianos! - quase não sentimos falta. A lasanha já foi substituída, com aprovação geral, pela lasanha de berinjela, que recebeu elogios até de experientes "lasanhistas" italianas!!! Sim, mamy sabe cozinhar! rsrsrs 
Minha filha Carla fez pesquisas a respeito e nos municiou com receitas muito boas. Também adquirimos alguns livros (poucos) para entendermos melhor a questão e, sobretudo, conseguirmos receitas que FUNCIONEM! Mais adiante, iremos publicar a lista de livros sobre o assunto.
Claro que no começo as coisas não deram tão certo assim. A falta de cuidado de quem se propõe a manter um site ou blog de alimentos saudáveis e não mantém o foco ou não capricha nos detalhes pode por tudo a perder. As primeiras receitas foram sofríveis. Algumas foram desastrosas. Mas, agora, está tudo bem. 
Então, começaremos a publicar receitas "gluten free" para nossas leitoras, recomendando que sempre leiam os rótulos, antes de comprar algum alimento!!! Não se pode confiar plenamente na honestidade dos industriais... mas é o que há para hoje! Para ver as receitas "gluten free" no blog, procure a tag: gluten free na "pesquisa", bem acima dos posts (eu abomino blogs/sites sem a "busca"!!!). Em breve, farei um índice delas, para facilitar a vida dos que optaram, por necessidade ou não, por essa dieta alimentar. O blog continuará a postar outros tipos de alimentos, mas teremos o cuidado de observar bem se há algum glutenzinho escondido em algum lugar!  



Lembrem-se que na sexta-feira costumamos publicar receitas sem carne, por causa da abstinência de carne a que somos chamados, nos católicos, em memória e para honrar a morte dolorosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, justamente em uma sexta-feira.  
É uma penitência que honra a Deus e nos santifica a alma.  
Há quem diga: "mas do que adianta não comer carne e comer... uma bacalhoada!". Já respondo que a penitência da abstinência não tem a ver com a riqueza do prato, seu tamanho ou quantidade. Você pode fazer grandes penitências, mas também pode fazer pequeninas penitências, que ninguém perecebe. O intuito da penitência é oferecer algo pré-estabelecido, por amor a Deus! A chave está na Pessoa que queremos agradar, não no objeto ofertado. A abstinência de carnes na sexta-feira tem por fim honrar a Nosso Senhor Jesus Cristo nos privando da carne por amor a Ele. Se a substituímos por uma bacalhoada ou optamos por pão e água, isso é de foro íntimo de cada um, não uma exigência da Igreja! Nossa Senhora em La Salette mencionou a falta de abstinência na Sexta-feira Santa como causa de grave injúria a Seu Filho muito amado, chegando a chamar de "cães" os católicos que não se privam da carne unicamente nesse dia!!! Infelizmente, o católico acompanhou o aggiornamento da Fé proposto e promovido pelo Concílio Vaticano II, abandonando a sã doutrina, os sãos princípios e os sãos costumes. São tempos de confusão e trevas os que vivemos, tempos de sacos e cinzas!!!   


Que não aconteça conosco o que aconteceu à virgens loucas que descuidaram de suas obrigações de estado e ficaram sem óleo para as lâmpadas e se viram obrigadas a sair e comprar, perdendo a chegada do Noivo. E foi fechada a porta (S. Mateus 25,10), onde em vão bateram as loucas. 

Tenham uma excelente semana!  
  
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!