Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Dicas para congelar alimentos corretamente

Salve Maria!

Continuando os posts "vivendo e aprendendo", hoje publicamos várias dicas sobre como congelar alimentos corretamente, extraídas do blog super recomendável Recebendo Visitas que tem várias dicas para o dia a dia.

Aproveitem!!!







Dicas para congelar alimentos corretamente

A possibilidade de congelar alimentos faz parte da praticidade comum das donas de casa atuais. Engana-se quem pensa que congelando a comida ela perde suas propriedades nutritivas. Claro que a falta de atenção nesse processo acarreta esse e outros problemas, mas é justamente para evitar tais confusões que nossas dicas estão aqui.

Quer sair da rotina de cozinhar todos os dias e deixar seus pratos prontinhos por períodos maiores? O processo é simples, mas pede atenção. Sem erro, você terá sempre um alimento com carinha de novo e sem perder aquele gostinho saboroso! Veja as dicas.




Vantagem de preparar e congelar alimentos em casa





As vantagens de ter alimentos congelados em casa vão muito além da praticidade. Veja: Congelar alimentos elimina, quase que totalmente, os riscos de deterioração do produto. O desenvolvimento de micro-organismos é retardado e, sua comida se mantém nutritiva por mais tempo.

  • A comida não perde o sabor, cor e nem o cheiro.
  • Você sempre terá um pratinho especial para servir aquela visita inesperada.
  • O consumo de gás, energia e água são reduzidos. Você geralmente cozinha em grandes quantidades e reduz os gastos com esses itens.
  • Você elimina a necessidade de cozinhar todos os dias e ganha mais tempo para outras atividades.
A lista é bem maior do que essa, claro, mas só com essas quatro vantagens você já percebeu que congelar alimentos vale muito a pena.




 

Etapas do congelamento

Para congelar alimentos você precisa de etapas diferentes. Isso se faz importante para que o resultado seja sempre o melhor. Comidas mal congeladas deterioram-se e também podem contaminar outros alimentos da sua geladeira.


Você precisa seguir os passos abaixo:



congelar alimentos em porcoes pequenas



  1. Separar todos os alimentos que serão congelados. Na hora da compra atente-se para escolher sempre aqueles de boa qualidade;
  2.  Limpe todos com atenção e cuidado;
  3.  Os seus alimentos serão congelados em recipientes de plástico, vidro ou sacos próprios para esse tipo de ação. O correto é que você separe todos em porções suficientes para uso único. Dessa forma evita-se o desperdício dos alimentos;
  4. Retire todo o ar do recipiente. Há bombinhas que fazem isso, mas você pode também usar um canudo;
  5. Marque todos os alimentos com uma etiqueta, a data de congelamento e a data de validade. Leve isso muito a sério para fazer o seu controle de qualidade. O máximo que um alimento deve ficar congelado é de 3 meses;
  6. A temperatura ideal para congelar alimentos é de no máximo 18ºC.


Congelando frutas

Retire todos os caroços das frutas e limpe-as bem. Separe porções menores para consumo único. Não congele além do que a sua família consumirá. Essas frutas devem ser direcionadas ao preparo de pães, tortas, bolos, vitaminas, etc.



Congelando verduras, legumes e hortaliças

 


congelar alimentos o que pode e o que nao pode


Para esses alimentos é preciso um processo rápido, mas cuidadoso. Você irá separar todas as partes estragadas e eliminá-las. Em uma panela de água fervente, mergulhe o alimento a ser congelado, aguarde cozinhar até ficar “al dente”, ponto em que os legumes estejam ligeiramente duros, e em seguida, rapidamente troque-o para outro recipiente com água bem gelada. 

É importante ficar atenta as texturas e ao tempo de cozimento de cada legume, beterraba, cenoura, couve-flor precisam de mais tempo para cozinhar, então comece o processo por elas, em seguida, os que levem menos tempo de fervura, como ervilha, milho, quiabo. Então é só secar bem, reservar e fechar. 

Se preferir usar a técnica de branqueamento dos alimentos o processo é o mesmo, porém bem mais rápido. Basta mergulhas as verduras, legumes e hortaliças em água fervente, por no máximo 5 minutos, e em seguida, mergulhar em água gelada.



Congelando carnes

As carnes precisam ser tratadas com muita atenção. Limpe a porção, retire gordura, ossos e tudo o que não for consumir e só então congele em pequenas porções. Se preferir congelar as carnes já temperadas, tome cuidado com a quantidade de tempero e sal que irá colocar, faça um tempero bem suave, pois o congelamento tende a intensificar os sabores. 




Congelando alimentos pré-cozidos

É permitido congelar alimentos pré-preparados, desde que eles não tenham muito tempero e não estejam extremamente cozidos. Você precisa colocar a porção em um recipiente de vidro e com tampa, mergulhar esse em água com gelo e levar ao congelador para resfriamento.









Congelar ou não congelar?

Essa será uma dúvida constante e a resposta é bem mais simples do que parece. Ovos com casca, alimentos cremosos (queijo, maionese, chantilly, pudins, creme de leite, etc.), frutas e verduras com “massa” (banana, pêra, batata, etc.), folhas, macarrão sem molho, entre outros alimentos similares não podem ser congelados jamais.
Para facilitar e tirar as dúvidas na hora de fazer o congelamento preparei uma listas com o tempo de branqueamento e de cozimentos de alguns alimentos, clique aqui para fazer o download, imprimir e ter a lista sempre à mão.





Como descongelar?

 

 Para descongelar, primeiro deixe o alimento resfriando por um tempo na geladeira, pelo menos 6 horas. Depois passe-o para o micro-ondas se quiser acelerar o processo. Jamais tire do recipiente ou deixe o alimento exposto em temperatura ambiente antes de estar descongelado por completo!


Agora você já sabe como congelar alimentos. Não é o máximo? O que achou das dicas? Conta aqui nos comentários!







Fonte: http://www.recebendovisitas.com/dicas-para-congelar-alimentos-corretamente/


 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!