Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Destralhar

 

Por que destralhar é tão importante?

 

Não é possível organizar tralha. Se você mantém em casa (e na vida) aquilo que não ama, não é útil nem faz sentido para você, nunca terá espaço físico e mental para o que realmente importa.











Passo a passo para destralhar:

 

 




  • Comece com o que for obviamente lixo. 
Pegue uma sacola grande e circule pela casa pegando tudo o que for para jogar fora. 
Você pode precisar de mais de uma sacola. Se na sua região você consegue reciclar objetos, pode querer ter uma sacola separada para isso. Se você tiver um cômodo com muita tralha (o famoso “quartinho da bagunça”), pode ser necessário fazer essa visitinha mais de uma vez. 
Dedique de 15 a 30 minutos por dia a essa atividade ou faça tudo de uma vez, se puder reservar um bloco de tempo especificamente para isso (por exemplo, em um sábado de manhã). Coloque o lixo para fora e leve o que for reciclável no local certo. 
Não passe para a próxima etapa sem ter finalizado esta, que pode ser resolvida em um dia ou semanas. Mas tente não procrastinar! Fazendo um pouco todos os dias, você consegue!

  
  • Analise o que você tem por categorias: 
Camisetas, livros, panelas, CDs de computador etc. 
Escolha uma categoria de cada vez e analise item a item fazendo as seguintes perguntas: Eu usei isto no último ano? Alguém da minha família usou? Isto poderia ser mais útil para outra pessoa do que para mim neste momento? Se um dia eu precisar deste negócio, é fácil ou barato conseguir outro? Eu amo isto? O espaço que esta coisa ocupa poderia ser usado para outras coisas mais importantes? Vale a pena em termos de logística, cuidados, limpeza etc manter este objeto na minha vida? Para cada categoria, você pode personalizar as perguntas. 
Para roupas, por exemplo, você pode se perguntar: Esta peça veste bem em mim? Tem material de qualidade? Me sinto bem com ela? E por aí vai. 
Faça isso com todas as categorias de coisas que você tem. Perceba que, ao fazer essa análise, encontrará coisas que vale a pena manter, mas precisam de reparos, por exemplo. Colete essa informação e coloque em sua caixa de entrada (mais sobre a caixa de entrada aqui).


  • Identifique o que está em bom estado e pode ser doado ou vendido.  
Com certeza você vai se deparar com objetos que “dão dó de jogar fora” porque estão em excelente estado. Não jogue! Doe para pessoas próximas ou para entidades que fazem caridade em sua região. Sempre tem alguém precisando de algo que você não usa mais! 
Dependendo do objeto, você pode até vendê-lo e conseguir um dinheirinho. Pela Internet acaba sendo a maneira mais fácil, já que hoje temos recursos como criar álbuns no Facebook para vender para nossa rede de amigos ou anunciar gratuitamente em sites como OLX. Para não ficar um volume muito grande de itens a doar ou vender, você pode separar categoria a categoria e ir tratando desses pequenos montantes de pouco em pouco. Por exemplo: se separar roupas para doar, dê um fim a elas em vez de esperar acumular, sei lá, panelas da sua cozinha para doar junto. 
 
Pode parecer mais trabalhoso fazer assim, mas pelo menos você não junta tralha no seu campo de visão nem incomoda as pessoas da sua casa com sacolas espalhadas. Nem esquece que tem que doar, o que já vi acontecer muito. Se você destralhar por categoria, fica fácil de fazer e não dá muito trabalho mesmo. Para vender, a mesma coisa. Se você analisar 30 itens de uma determinada categoria e separar 2 para vender, vai ter o trabalho de fotografar, anunciar etc apenas com esses 2. Sem procrastinação! 

Celebre! Quando você terminar de destralhar a sua casa, verá como ficará mais fácil colocar tudo no lugar e até mesmo pensar em aquisições de móveis (como estantes) ou produtos organizadores (como caixas) sem gastar desnecessariamente. Mas isso é assunto para outros posts! O importante é celebrar um ambiente sem tralha e lembrar de todos os dias destralhar um pouquinho, de modo que nunca mais a tralha se acumule novamente.

 

Boas práticas para otimizar a experiência

 

  • Marque o alarme no seu celular para tocar depois de 30 minutos de destralhamento, se você optar por fazer um pouco por dia. Assim, você terá esse leve lembrete de que já fez o suficiente por hoje e deve parar um pouco para descansar e trabalhar em outras coisas.

  • Comece pelo cômodo ou pela categoria que parece mais fácil, ou porque é menor ou porque tem menos coisas. Se você começar pelo mais difícil, pode desanimar pensando que tem muita coisa a ser feita. Você vai chegar lá!








Posts do blog que podem ser úteis




***

Fonte:  http://vidaorganizada.com/guia-para-o-habito-do-mes-destralhar/







Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!