Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sobre a Virtude.





"(...) Virtude é o hábito de agir honestamente de acordo com as normas retas de conduta. Só se é realmente livre quem sabe dominar-se. 

A moça virtuosa é livre. Controla a afetividade, reprime energicamente os impulsos passionais: declarações imprudentes de amor, carícias extemporâneas, explosões de cólera, numa palavra: toda a impetuosidade irracional do temperamento, dos instintos inferiores.


Os instintos são cegos. O temperamento também. Guiar-se pelo temperamento, pelos instintos é ser escravo de um cego.

Dizer-se que alguém é temperamental equivale a afirmar que tal pessoa não tem virtude, que é dominada pelo seu psiquismo inferior.

A vitória sobre o psiquismo inferior não se consegue sem esforço generoso e dioturno.

Agora que você pensa no problema grandioso de seu amor, é tempo de tomar a peito o vencer-se.

O trabalho interior de controle de espírito sobre os desejos da afetividade e dos instintos é absolutamente indispensável, é mesmo urgente para quem busca a felicidade. Sobretudo no casamento.

No livro do Pe. Geraldo Pires: "Na escolha do futuro"¹, você encontra normas práticas sobre a aquisição das virtudes ou, em outros termos, sobre a "ciência do controle pessoal".

Somente a virtude da mulher conquista o verdadeito amor do homem"A mulher bonita, diz Amelot, amamos por inclinação natural; as feias, por interesse; as virtuosas amamos por reflexão."

A ausência de virtudes torna detestável a jovem bela. A virtude faz amáveis as feias.

A piedade é útil para tudo.

Se você for piedosa, será virtuosa, será livre, gozando a liberdade dos filhos de Deus. Piedade verdadeira! Não basta frequentar a igreja. É a piedade da mulher forte da Sagrada Escritura: "Ela é mais preciosa que as riquezas vindas dos confins da terra. O coração do seu marido põe nela a sua confiança e ele não necessitará de despojos. Ela lhe dará o bem e não o mal, em todos os dias de sua vida."

Excerto do livro "À espera do noivo"
do Pe. Casemiro Campos



Ps1: Eu tenho o o livro "Na escolha do futuro", do Pe. Geraldo Pires, ele é excelente e altamente recomendável para moças. Quem tiver interesse em obter uma cópia, basta entrar em contato pelo Formulário de Contato.



Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!