Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 3 de abril de 2017

COMO DEVEMOS FORTALECER NOSSO CORAÇÃO CONTRA AS TENTAÇÕES



Recorramos sempre à Virgem Maria





Examinai de tempo em tempo quais sejam as paixões que mais avultam vossa alma, para combate-las com pensamentos, palavras e obras.


Em sendo, por exemplo, a vaidade, ponderai a miúde as misérias da presente vida, que vos dirá a consciência na hora da morte em relação às vaidades do mundo; como são indignas de um coração nobre todas aquelas ninharias. Falai sempre contra a vaidade, sempre com desprezo, ainda que seja vosso gosto; a poder de falar mal de alguma coisa, criamos-lhe antipatia, por amável que nos parecesse de primeiro; destarte mais e mais torna-se para vós um compromisso de honra e brio combater sempre a vaidade.

Amiudai ações baixas e humildes, ainda que seja com repugnância, para amestra-vos na humildade e esmorecer a vaidade, e assim a tentação, quando vier, não vos achará inclinados a seu favor, senão mais esforçados para rebatê-la.


Se for para a avareza o vosso pendor, considerai detidamente quão insensata seja esta paixão, que nos torna escravos daquilo mesmo que nos deve servir; lembrai-vos tudo nos há de arrancar a morte, para entregar tudo talvez a um perdulário, que se condenará com o vício contrário.

Gritai com força contra a avareza, louvando sempre as esmolas, em que vos pese; despreza um ou outro ensejo de aumentar a fazenda.


Quanto seja para a voluptuosidade a vossa propensão, cuidai muitas vezes de quantos perigos seja tal paixão para vós e para os mais; que vergonha seria profanar o que há de mais nobre em vossa alma; que vitupério e que infâmia consigo acarreta qualquer leviandade neste ponto. Louvai muito a pureza e a candura da alma, ensinai-a com vossas ações e com o recato contra conversas e modos pouco modestos.


Em tempo de paz, quer dizer, quando nos deixa a tentação, exercitai-vos nas virtudes opostas ao vício que mais vos guerreia, e assim sereis valentes contra as futuras tentações.





Excerto do Goffiné, pág. 352





ASPIRAÇÃO

Livrai-me, Senhor, de ser Escravo das minhas paixões, como eram os gentios; 
antes quero honrar o nome de CRISTÃO com pureza de corpo, alma e intenções, fazendo todo o bem que puder.




 

Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!