Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 28 de novembro de 2017

MODÉSTIA NO VESTIR: O pudor como origem e finalidade da veste.



Sobre a Moda



(...)

"E igualmente patente, como origem e finalidade da veste, é a exigência natural do pudor entendido quer no sentido mais largo, que compreende também a devida consideração pela sensibilidade de outrem em face de objetos repugnantes à vista; quer sobretudo como proteção da honestidade moral e escudo contra a sensualidade desordenada.


O pudor, visto a sua significação estritamente moral, qualquer que seja a sua origem, funda-se sobre a tendência inata e mais ou menos consciente de cada um a defender, na indiscriminada cobiça de outrem, um bem físico seu, a fim de reservá-lo, com prudente escolha de circunstâncias, aos sábios fins do Criador, por Ele mesmo colocado sob o escudo da castidade e da pudicícia.

Esta segunda virtude, a pudicícia, cujo sinônimo “modéstia” (de “modus”, isto é, medida, limite) exprime talvez melhor a função de governar e de dominar as paixões, especialmente as sensuais, é baluarte natural da castidade, o seu forte antemural, pois modera os atos proximamente conexos com o objeto próprio da castidade. Como sua sentinela avançada, a pudicícia faz sentir ao homem a sua advertência desde que este adquire o uso da razão, antes ainda de aprender a noção de castidade e do seu objeto, e acompanha-o por toda a vida, exigindo que determinados atos, em si honestos, porque divinamente estabelecidos, sejam protegidos pelo discreto véu da sombra e pela reserva do silêncio, como que para lhes conferir o respeito devido à dignidade da sua elevada finalidade.


É pois justo que a pudicícia como depositária de bens tão preciosos reivindique para si uma autoridade preponderante sobre qualquer outra tendência ou capricho e presida à determinação dos modos de vestir."

Excertos Alocução de Pio XII (1957)



 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Um comentário:

  1. Linda essa pintura! É incrível a maneira como os pintores de antigamente conseguiam passar tanta realidade. Eu fico imaginando como nos tempos atuais não conseguimos ter artistas como os de antes.

    ResponderExcluir

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!